


A decisão da Daimler de construir o SP 250 "dart" foi tomada como uma alternativa aos problemas financeiros da empresa, a saída era construir um esportivo para o milionário mercado americano, onde já estavam Jaguar,MG e Triumph. A empresa não tinha tradição em produzir esportivos então copiou descaradamente o chassis e suspensão do TR3, mas inovou na construção da carroceria em fiber glass e com uma bela grade dianteira. O motor era um V8 de 2500 cc, 140 HP, com camaras HEMIsféricas e 2 carburadores SU que levavam o carro de 0 a 100 em 9,5 segundos, com velocidade final de 200 Km/h, sendo o consumo médio de 8,5 km/l muito bom para este V8 desenhado por Edward Turner o mesmo que desenhou motores de motos para a Triumph.Os carros eram oferecidos com cambio manual de 4 e automático de 3 marchas. Seu preço na época era igual ao do roadster Corvette. Ao todo foram produzidas de 1959 a 1964 o total de 2644 unidades, sendo oferecidas versões "B" e "C" com pequenas alterações mecânicas. O nome DART não era utilizado nos EUA pelo motivo de ser patente da Dodge.
Chicão,
ResponderExcluirPara não deixar dúvidas nos seus inúmeros leitores, Edward Turner foi projetista de motores para motocicletas, tendo trabalhado para a Ariel, BSA e Triumph (a Triumph fabricante de motos não tinha nenhuma ligação com a Triumph fabricante de automóveis). Sua única incursão na indústria automobilística foi o motor V8 2500 cm3 para a Daimler.
Grato Vicente.
ResponderExcluirabs
Muita mistura de estilos. Não chega a ser um carro feio, mas tb não encanta.
ResponderExcluirBrithsh Greem é sempre bonito, mas este carro em particular me parece meio... Meio... Beiçudo.
ResponderExcluirGroo,
ResponderExcluirO designer pode ter se inspirado num bagre.
Porra, é quase um Triumph...
ResponderExcluirUm carro grosseiro. Anda bem mas é feio.
ResponderExcluirAinda é muito procurado pela inglesada, os americanos nunca deram muita bola, afinal, tinha um V8 pequeno demais para os padrões.
ResponderExcluirÉ feio, mas é considerado um bom carro esporte, pois supera seus concorrentes 4 cilindros facilmente.
Em 1960 a Daimler Motor Company foi incorporada pela Jaguar, e lançou um interessante carro, o Daimler V8-250 que nada mais era que um Jaguar Mk II mais luxuoso, com a grade dianteira um pouco diferente, equipado com motor V8 2500 do "Dart".
ResponderExcluirVide http://en.wikipedia.org/wiki/File:Daimler_V8-250.jpg
Extamente Vicente, o SP 250-DART era baseado no Jaguar MKII, mas alguns detalhes dele foram baseados no Chrysler Imperial Crown do fibnal dos anos 1950, como as tímidas 'barbatanas', para que o modelo conseguisse alçar vendas do outro lado do Atlântico,no que fracassou, pois mesmo tendo um V8 sob o capô, o modelo mais parecia um modelo de luxo de altas performances , que um esportivo nato. Dentre as curiosidades do modelo, a polícia londrina utilizava o conversível para fazer a patrulha na cidade lá pelos idos 1963 como você vê na foto abaixo, repare o sino , que servia de sirene,sobre o pára-choque:
ResponderExcluirhttp://i120.photobucket.com/albums/o175/eeldu/Dart2.jpg
Curioso Post Franciso. Mais uma vez o seu Post está de parabéns.
abs.
Caros amigos...o intuito é este mesmo, aprendermos mais sobre os automóveis...missão cumprida.
ResponderExcluirAlysson,
ResponderExcluirO Daimler V8-250 é um sedan, o Daimler SP-250 Dart é um esportivo. Eles têm em comum apenas a mecânica V8 2500 cm3.
O Daimler V8-250 e o Jaguar Mk II têm em comum apenas a carroceria (monobloco).
Olá vicente, sei desta distinção entre os dois modelos, tenho um exemplar de uma edição da 4 Rodas de 1996 chamada "Carros Clássicos", com algumas informações de alguns modelos que marcaram época, o SP-250 DART está entre eles, lá fala que ele utilizava a plataforma do Jaguar MK II. Quando citei sedan de altas performances, me referi ao comportamento do modelo e não afirmei que ele era um sedan , conheço muito bem as carrocerias, mas que a Daimler tentava vendê-lo como um esportivo à americana, o que de fato não era. Agradeço a sua conclusão do caso.
ResponderExcluirabs.