terça-feira, 10 de dezembro de 2019

AUWÄRTER CARLUX









Acredito que muitos não conhecem, mas ela se chama: Auwärter Carlux.

Na década de sessenta houve uma conversão de Kombis T1, com para-brisas bipartidos, tipo Furgão, para teto panorâmico elevado, acomodações melhoradas e janelas ampliadas. Eram feitas pela Auwärter (Ernst Auwärter Karosserie- und Fahrzeugbau KG), uma empresa de Stuttgart, Alemanha, fundada em 1854 e que existe até hoje e que é especialista em carrocerias de ônibus.

Esta versão surpreendente, da qual foram produzidas apenas 24 unidades entre 1960 e 1963, foi usado por uma cadeia de hotéis suíça como veículo de turismo, especialmente nos Alpes. Estes carros tinham a finalidade de oferecer aos seus 8 passageiros mais espaço e acima de tudo uma incrível vista panorâmica incluindo a vista para cima sem ter que abrir um teto solar (ao contrário da VW Microbus de 23 janelas conhecido por Samba-Bus).

O teto foi elevado e, portanto, a superfície transparente (vidro e acrílico fumê) resultou na maior área possível (incluindo para-brisas). O teto elevado também ajudava na movimentação dos passageiros dentro do veículo.

Hoje, ao que tudo indica, restaram apenas 4 remanescentes do Carlux o que já é um milagre pela pequena quantidade convertida.

Copiado de post dos amigos do Fusca clube do ABC

Nenhum comentário: