quinta-feira, 7 de maio de 2009

CONSTRUÇÃO DA BARATA














O pessoal da GTS Tunning Car trabalhando forte na construção da baratinha.... Fibra de vidro.......nunca mais ! Eu vou aprender a trabalhar chapa de aluminio.


38 comentários:

GP Oficina Mecânica disse...

é, vai ficar bonita.... mas fibra de vidro é um bom material para se trabalhar, o problema é achar profissionais que façam bem feito.

Carlos Eduardo Szépkúthy

M disse...

O "pobrema" é que o molde de onde saiu sua carroceria é uma merda !
"Si-sesse" bem feito, não teria que dar massa. É quebrar uma lixa e pintar.

Pé de Chumbo disse...

Conheço uns dois ou tres aqui em Curitiba...

Se bem que, se vc achar um cara que trabalhe bem com aluminio, vai ficar muito jóia...entre em contato com o Mestre Joca, acho que ele tem as mãnhas...

M disse...

Pé,
VC também vai começar a delirar ?
Quer fazer O QUE em alumínio ?
No aeroclube de Rio Claro tem um bate-latas que se vira bem.
Em São Carlos também !

Pé de Chumbo disse...

Intão, M...
Não sei porquê (não sei mesmo)...

Mas acho que uma carroceria de aluminio é pra TODA VIDA, e a de fibra parece mais brinquedo, sei lá, desmancha...,principalmente se a resina não for bem misturada com o catalizador, fica uma melda...Te digo isso porque já trabalhei com os dois materiais...

M disse...

não fale bobagens...

Pé de Chumbo disse...

Uai, porquê?

Francisco J.Pellegrino disse...

Enquanto as meninas vão trocando caricias...explico: Gosto daquelas carrocerias inglesas, mas ví alguns argentinos fazerem outros tipos de carros é de apaixonar pelo trabalho dos caras....mas uma carroceria de 550 Spyder acho que já seria uma maravilha....Mas tenho certeza que o M dará um caminho para este assunto, pois o dito cujo restaura aquele bichinho ingles...

Francisco J.Pellegrino disse...

M, o molde desta carroceria é uma merda mesmo....já pensei até em tirar o molde da minha carroceria depois de pronta....

roberto zullino disse...

Besteirol puro esse negócio de molde em país com mão de obra escrava. Mande passar massa e tirar na lixa que fica excelente.
O M está falando como industrial, mas o carro do Chicão é um one off. Põe a peãozada para trabalhar. O meu 550 foi pintado no Pavão, colocaram 26 latas de massa e tiraram 23 na lixa, ficou excelente.
Por via das dúvidas compre um chicote naquela loja de selas para montaria da Av Sto Amaro.

roberto zullino disse...

E tem mais, fibra de vidro é infinitamente melhor e mais barato que alumínio, dura a vida toda se não houver contaminação por óleo que é um veneno para a fibra. Alumínio dura bem menos, é mais caro e amassa facinho.

Francisco J.Pellegrino disse...

Zullino, concordo com vc. Já foram utilizadas mais de 120 latas de massa nesta carroceria...todo o material lixado está em suspensão por lá, ou vagando pelo rio Tamanduateí.....eu falei que gostaria de fazer uma carroceria em aluminio...por explo. tem do Shelby Cobra fabricada por aqui, fui ver,gostei, mas achei que a dureza do aluminio utilizada não é a correta na minha opinião....e o preço da carroceria era absurdamente alto....mas meu CUMPANHERO ZULLINO ter um carro com carroceria em aluminio é um diferencial em relação à fibra de vidro.

Pé de Chumbo disse...

...tenho dito...

Ron Groo disse...

Vai ficar bonito... E não esqueci da documentação não, é que agora desempregado e sem um vinculo mais forte com o Detran tá mais lento.

Francisco J.Pellegrino disse...

Ron Groo, fique tranquilo, agora tb estamos devagar....a grana está curtissíma...

Abraço a vc

roberto zullino disse...

O ótimo é inimigo do bom, a vida é curta e quem espera uma carroceria de alumínio BEM FEITA acaba andando a pé, hahahahaha

M disse...

Oras...
Se alumínio fosse bom, os carros de corrida usariam.
Nem o problema de contaminação com óleo, como citou o Zullino, existe mais.
Hoje há centenas de polímeros de poliésteres para se empregar, cada uma com cararcterísticas fisico-químicas diferentes. As resinas estervinílicas ou époxi são praticamente indestrutíveis.
Quanto ao refôrço, pode-se usar a fibra de vidro nas suas diversas formas, em fio, manta compactada ou tecido. E se você procura maior resistência e durabilidade, aliando baixíssimo pêso, pode usar aramida ou a fibra de carbono.
MAS (olha o mas...) é preciso conhecer !
As carrocerias destas porcarias de kits que vendem por aí, além de serem feitas em moldes vagabundos, são feitas de materiais de baixa qualidade, resinas carregadas com carbonato, rooving mal aplicado ou mesmo excedentes de mantas recicladas. E o pior, empregando laminadores "de beira de represa", que mal sabem preparar a resina e aplicá-las batendo pincel.
Só pode dar merda, mesmo !!!!!
Quanto ao "idolatrado" alumínio, este material, que estava no esquecimento, só voltou a baila nesta última década, graças ao seu barateamento e aos avanços alcançados nos sistemas de fundição. Sim, FUNDIÇÃO !
Nada a ver com o sistema artezanal (e caro) de bater chapa no martelinho !
Para sua informação, as peças de carroceria dos AUDI são FUNDIDAS !
CQD

Francisco J.Pellegrino disse...

Caro M, esta carroceria foi reforçada em sua totalidade, partimos da espessura média de 3mm e fomos para a média de 6mm, gastou-se uma boa quantidade de resina ortoftálica neste trabalho de reforço estrutural, alguns pontos mais solicitados dela foram reforçados para 8mm. Quanto ao externo, não tem jeito, aquilo que está no molde é copiado...então gastamos esta quantidade absurda de massa para correção da superficie. Tenho até vontade de utilizar esta carroceria para fazer um molde bem feito...Utilizei a fibra de carbono em alguns painéis do meu Camaro, apenas decorativamente...coisas que eu mesmo fiz. Quanto ao aluminio a questão é aprender a dominar a técnica do martelinho. Gosto da carroceria do Cobra feita em metal.

M disse...

8mm ???? Vai fazer teste de balísitca ? VC é doido...
Se vc realmente quiser fazer um bom molde, eu te ensino.
E tem coisa muito melhor para se fazer do que o 356.
Agora quanto ao alumínio, vá por mim: Esqueça !
Ou melhor, pegue uns pedaços de chapa e tente soldá-los.
MAS tem que soldar por caldeamento, bico 2 e SEM FLUXO (o fluxo mancha a pintura).
Depois vc me conta...

Outra coisa ! Na hora que vc quiser fazer a documentação do seu carro, fale comigo. E esqueça o Detran...

roberto zullino disse...

Para o fim que se destina o carro vai ficar perfeito. No máximo vai ter um motorzinho esperto para o Chicão levar a patroa para o Guarujá. Passa massa, lixa, manda fazer uma boa pintura, poe os instrumentos VDO, bancos legais peuenos, um mínimo de tapetes, acabamentos e salamaleques para não ficar cafona e finalmente manda fazer uma capota decente no chico capoteiro que já morreu mas a ofcina ainda existe.

Luís Augusto disse...

M e Zullino, o conhecimento de vcs daria um belíssimo manual para antigomobilistas neófitos que acham que Opala é a melhor coisa do mundo...

M disse...

Chicão,
Que massa "os cara" estão usando ? Poliester ?
Quando terminar o "massa-lixa", ponha esta josta no tempo por, pelo menos 90 dias. Todo este material anda vai trabalhar !
Não entre na pintura, senão a coisa vai ondular.
Compre 2 canecas de farol de VW, recorte os aros e rebite nas suas caixas, ou vc terá problemas de acabamento e infiltração.
Cadê a furação das gradinhas da buzina, lanternas dianteiras e traseiras ?
E, por favor, dê um trato na porcança do portamalas !!!

Pé de Chumbo disse...

M, aquela explicação que vc deu sobre a utilização da fibra, vai de encontro ao que estou tentando explicar:
É difícil achar quem trabalhe a fibra com toda essa técnica, com um preço razoável...

M disse...

Pé,
Larga a mão de falar bobagem !

Francisco J.Pellegrino disse...

M, respostas para suas solicitações: Estamos usando massa plástica comum. O tempo de secagem está sendo cumprido...trabalha-se uma parte da carroceria,aplica-se o primer e deixa lá secando, partindo para outro serviço....não creio que teremos problemas de murchar a massa. Quanto ao acabamento dentro dos capôs estamos fabricando chapas de FVidro em cima de vidros para melhorar o aspecto geral do interior, não pretendo colocar carpete no porta malas....quanto as furações para gradinhas e lanternas vamos fazê-las mais para frente quando alinharmos os parachoques....quanto aos faróis já temos posicionadas as peças de fixação e será colocada vedação em borracha atrás dos aros de faróis...Quando comprei as gradinhas,as lanternas, os faróis, desmontei tudo e mandei cromar novamente, o serviço ficou decente e com nota 7,5 para 8, o que já está muito bom. Quanto ao motor é um 1900 cc OKM, injeção eletronica 4 bicos,a alcool, relação difer. 8:31 (eu gostaria de um cambio de 5 marchas, fica mais para frente a colocação), com o Comandante Zullino disse é realmente para passear, pois com este trânsito horrível vou querer o quê ? É para ir para Bertioga passear com minha velhinha, mesmo ! Fazer umas provas de Regularidade com a satisfação de ter fabricado meu carro. Vcs estão me ajudando bastante e penso que me ajudarão mais.

Francisco J.Pellegrino disse...

Para o Comandante Zullino: o motor tem 95 Hp, comando Engle, bom torque, sobe a Anchieta sem trocar muito de marcha. Para carregar perto de 650 kg totais creio que é uma relação muito amigável...A injeção eletronica será controlada por uma Fuel Tech igual a que tenho no Camaro...Ok Comandante, aguardo mais sugestões...

roberto zullino disse...

Chico,
Um motor desses ficará bem adequado, eu teria feito 1600 mesmo, mas o que está feito está feito.
Um motor 1900 precisa de radiador de óleo externo. Aproveite para passar uma tubulação dentro das caixas das portas para o óleo chegar na frente. Pode usar cobre que é mais maleável ou aço mesmo. Eu usaria cobre porque a quantidade é pequena e não seria isso que te dixaria pobre. Além disso como o cobre é mais maleável fica mais fácil de se chegar com a tubulação o mais perto possível do motor e do radiador. Use terminais decentes para pequenas mangueiras aeroquip e nunca irá ter problemas. Na tubulação de retorno já coloque uma flange para filtro de óleo, mas sempre que for trocar o filtro verifique se o mesmo é do tipo que tem by-pass, pois se não tiver e o filtro entupir vai-se embora o motor. A maioria dos filtros hoje em dia devem ter by-pass.
Use a coifa da Kombi nova que tem o radiador óleo interno deslocado. É feia mas refrigera melhor.

Unknown disse...

Ae Francisco, gostei da idéia de voce tirar um molde do seu carro.
Se voce tirar já sabe que pelo menos um comprador vai ter (eu).
Até o final do ano eu começo o meu.
Pensei bem no chamonix como voce falou, mas se voce tirar um molde do seu ai eu monto em vez de pagar um chamonix overpriced

M disse...

ai, ai, ai...

Francisco J.Pellegrino disse...

Já vendemos 1 carroceria....

M disse...

Não vá sair gastando por conta...

Francisco J.Pellegrino disse...

Não paga nem o material para fazer o molde....já tenho muito problema com meus produtos na peq. fábrica..

M disse...

O material em sí é barato, o problema é vender para este pessoal que quer comprar "só uma casca".

Francisco J.Pellegrino disse...

Hj apareceu lá pelo escritório um fornecedor meu de Fibra de Vidro, que fazer associação coigo para produzir carrocerias...eu falei prá ele que não tenho mais idade prá estas coisas, FUI MUITO ELEGANTE, NA MINHA SAÍDA À FRANCESA !

aeromodelismo disse...

Agora é ter paciencia logo estaremos andando nela ....abracos

M disse...

Fornecedor, não ! Um revendedor verejista...

Francisco J.Pellegrino disse...

O mano vc por aqui...boa noite

roberto zullino disse...

Tirar molde para quê? Tem uns trocentos moldes por aí. Aqui onde temos mão de obra escrava fazer o lixa massa lixa não é muito problema.

O molde é importante, mas o M já falou sobre a construção em si, ou seja, os materiais e a mão de obra, a maioria não sabe o que faz e se sabe nem liga.

Tudo isso não altera o resultado final se tiver uma boa pintura e for usado bom gosto no acabamento. Pintura, instrumentos, capota, rodas, volante etc tem que ser da melhor qualidade e sem economia. Uma direção Moto-Lita na falta de uma original serve muito bem, rodas cromadas ao invés de rodas de liga, essas coisas.