quarta-feira, 5 de maio de 2010

DELAGE D8-120S POURTOUT AERO COUPE







Este automóvel ano 1937 desenhado por Georges Paulin e fabricado pelo construtor frances Pourtout sobre um chassis Delage, seu motor é tb um Delage 4.743 litros, 8 cilindros em linha 16 vávulas e 120 hp, cambio Cotal 4 marchas e velocidade final estimada em 160 Km/h. Celebrizado no Concours d'Elegance de Pebble Beach 2005.

10 comentários:

Luís Augusto disse...

Não me comove...
Sou favelado mesmo!

roberto zullino disse...

Não falou o principal, esse carro tem caixa pré-seletora Cotal porque é francesa ou caixa Wilson quando é inglesa.
o Flavio Marx tinha um Delahye que é semlhante, mas tinha carroceria Figoni Falaschi mais feia que encoxar a mãe no tanque. Guiei várias vezes. Como carro é uma bosta velha, mas a caixa é a coisa mais maravilhosa que inventaram.
Na coluna de direção tem um eixo com uma alavanquinha de cambio pequena no fim, dá para ver na foto, pois está no lado esquerdo da coluna.
A vantagem é nas reduzidas, pode-se vir em quarta a toda e já colocar a alavanquinha na terceira. Na curva, breca-se e é só dar um toque na embreagem que a terceira engata, não precisa usar a mão.
Os Conaughts de F1 usavam essa caixa e só não acabaram com a concorrência porque o motor era uma bosta, além de não ter potência quebrava até parado.
Coisas assim que tem que ser admiradas e preservadas, o resto é bosta velha ordinária.

Nik disse...

Putz, logo quando eu ia dizer que não sonho com essas tranqueiras o Zullino faz um atestado de qualidade e elgância sem par. Ok, passei a gostar também! ;)
Mas o resto é lixo! RSRSRS!

Francisco J.Pellegrino disse...

Caixa Wilson...desculpe a nossa falha.

roberto zullino disse...

Esse negócio de carro antigo tem que ser melhor entendido. Deve-se admirar as soluções de engenharia. Podem ser apenas soluções tecnológicas brilhantes com o a caixa Cotal indo até soluções de engenharia para a fabricação em massa.
Raramente, algum objeto ou carro merece admiração, a maioria não passa de lixo velho e ruim. Qual o mérito de um Mustang? Nenhum, nunca passou de um Falcon com carroceria de enganar trouxa. Os Camaros nunca passaram de chevrolets vagabundos também com carroceria de enganar trouxa. Só gosta deles que nunca os teve.
Um Ford modelo T merece admiração, afinal é uma solução de engenharia brilhante com seu câmbio quase automático e as soluções fordianas para colocar o mundo sobre rodas.
O véio Henry fabricava dois milhões de carros em 1920, só ele e sem conta em banco, era tudo cash.
A maioria dos "entendidos" em carros antigos não conseguiria sequer guiar um Ford T. Depois disso repetiu a dose com os V8.
Na hora que o Henry envelheceu a Ford acabou, virou uma GM piorada.
Até 1948 todas as peças dos Fords são presas por 3 parafusos ou uma combinação deles, é só olhar os cabeçotes dos flatheads, os espelhos retrovisores e as suspensões e suas forquilhas e molas transversais formando um plano perfeito, tudo é preso por 3 pontos definindo o plano.
O Henry achava que tudo tinha que ter a definição do plano por 3 pontos, um simplificador.

Francisco J.Pellegrino disse...

Zuzu...compre um carro antigo e divirta-se, relaxe e goze, vc GOSTCHA eu ainda acho que a cara metade não quer mais tranqueiras na garagem e vc anda desfazendo dos carros antigos dos seus amigos...

roberto zullino disse...

Xicão,
Quem falou para você que não tenho máquinas antigas? O meu spyder tem o ano de 1974, mas fui eu que o fiz com todas as minhas idéias de como deve ser um carro desses. Minha CB 350 com 26 mil kms completa e original é 1973 e minha Alfa 145 freccia d´oro seleção limitada é 1998. a diferença é que todos trabalham para justificar seus lugares na garagem e trabalham duro.

Ron Groo disse...

Tinha mesmo de ganhar a menção sobre elegância.
É um carro elegantissímo.

Unknown disse...

E o nome dessa 145 tá cada vez maior. Logo logo vira uma 145 Frecci d'oro Zagato Competizione Seleção Limitada... hahah

roberto zullino disse...

Gostei desse nome: Alfa Romeo Tipo 145 Freccia D´Oro Zagato Edizione Limitata Omologatta.
Acrescentei o Omologatta apenas para aumentar, mas estou pensando se dou essa colher de chá para a FIA no nome do meu carro.