segunda-feira, 16 de julho de 2012

GILBERN





Esta empresa funcionou no País de Gales entre 1959 e 1973, foi fundada por Giles Smith, um açougueiro e Bernhard Friese um engenheiro alemão com experiência em fibra de vidro. O Nome GilBern vem da combinação das primeiras letras dos nomes dos fundadores.
A sequência de fotos mostra a evolução das carrocerias durante a existência da empresa,inicialmente usaram mecânica 948 cc do Austin Healey Sprite, depois Coventry Climax 1018 cc, 1500 ou 1600 cc do MGA, 1800cc do MGB e em 1966 no London Motor Show apresentaram o modelo "Genie" já com motorização Ford V6 de 2,5 litros, carro este produzido até meados de 1972 quando foi lançado o "Invader MKIII" com motor Ford Capri 3000GT, neste ano a empresa encerrou as atividades já estando em mãos de outros investidores.

8 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Não conhecia...principalmente o MKIII devia ser interessante, com o belo motor 3.000 do Capri.

regi nat rock disse...

Outro ilustre desconhecido.
Não agradou.
incrível a quantidade de empreendedores de fundo de quintal.
Me lembra os anos 80 por aqui.
A diferença é que ousavam enquanto que, em terraes brasilis, td chantado no chassi do fusca...

M disse...

Não deixaram saudades...

Luís Augusto disse...

Tb não conhecia. Até que é bonitinho!

Paulo Levi disse...

Chico, o que eu sabia sobre o Gilbern é que esse carro era o orgulho dos entusiastas galeses, e pouca coisa mais. A explicação da origem do nome foi uma novidade total para mim. Melhor chamar o carro de Gilbern do que dar a ele um daqueles nomes galeses impronunciáveis, tipo Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

Ron Groo disse...

Simpático.

Belair disse...

Esquece o resto:gogogoch e' um otimo nome;pra qualquer produto.huahahaha

Belair disse...

Ah!Simisquici:gostei so' do vremeinho,que cruzivi alembra o Pijo 403...