Um carro de empresa Inglesa e dono Americano; Wilbur Gunn que além de tudo era um cantor de ópera e de descendência Escocesa. O nome vem do corrego chamado Lagonda que fica perto de Springfield em Ohio onde Gunn nasceu. Tive uma aula sobre a marca num dos concours que participei enquanto adolescente. Era concorrento dos excelentes Bentley da época em que W.O. Bentley ainda projetava seus carros. Inclusive Wilbur tentou tirar Bentley da Rolls nos anos trinta para ir para a Lagonda.
Vi um desses Lagondas ao vivo em Elkhart Lake, no ano passado. O grito desse motor V12 é uma coisa fabulosa. Por esse aspecto, não parece um motor vintage de jeito nenhum.
Aliás, quem projetou esse motor foi o próprio W.O. Bentley, anos depois de a empresa que leva o seu nome ter sido vendida à Rolls-Royce. O projeto foi feito a toque de caixa para permitir que a Lagonda participasse das 24 Horas de Le Mans de 1939. Apesar do próprio W.O. ter dúvidas sobre a resistência do motor numa prova longa como essa, os Lagondas conseguiram chegar em 2º e 3º.
4 comentários:
Um carro de empresa Inglesa e dono Americano; Wilbur Gunn que além de tudo era um cantor de ópera e de descendência Escocesa. O nome vem do corrego chamado Lagonda que fica perto de Springfield em Ohio onde Gunn nasceu. Tive uma aula sobre a marca num dos concours que participei enquanto adolescente. Era concorrento dos excelentes Bentley da época em que W.O. Bentley ainda projetava seus carros. Inclusive Wilbur tentou tirar Bentley da Rolls nos anos trinta para ir para a Lagonda.
Que belo carro. Quem pilotou?
Vi um desses Lagondas ao vivo em Elkhart Lake, no ano passado. O grito desse motor V12 é uma coisa fabulosa. Por esse aspecto, não parece um motor vintage de jeito nenhum.
Aliás, quem projetou esse motor foi o próprio W.O. Bentley, anos depois de a empresa que leva o seu nome ter sido vendida à Rolls-Royce. O projeto foi feito a toque de caixa para permitir que a Lagonda participasse das 24 Horas de Le Mans de 1939. Apesar do próprio W.O. ter dúvidas sobre a resistência do motor numa prova longa como essa, os Lagondas conseguiram chegar em 2º e 3º.
Um mito!!
Postar um comentário