domingo, 25 de outubro de 2009

BARATA





Meu caro amigo....se vc tiver vontade de ter sua réplica 356, vá até um fabricante conceituado e compre-a já pronta....ou caso contrário se vc quiser construir a sua e confia os serviços para um customizador...faça um contrato com todos os direitos e obrigações de cada um dos lados, especifique todos os trabalhos combinados, isto se faz necessário pois no caso de problemas de qualquer dos lados não se tem garantia nenhuma das obrigações. Não desejo aqui ensinar nada para ninguém a não ser relatar os problemas que venho sofrendo ao longo de quase 2 anos na construção da minha barata....resumindo: FOI COMBINADO UM PREÇO E NÃO SE CUMPRIU AQUILO QUE FOI COMBINADO, NO PRINCIPIO AS PESSOAS SÃO MARAVILHOSAS, SENSACIONAIS, GENTE FINA DA MELHOR QUALIDADE..............porém lhes falta uma das coisas mais simples e básica no comércio: EXPERIÊNCIA, ou seja, saber avaliar principalmente o tempo a ser gasto no trabalho e o custo envolvido no mesmo. EU ERREI AO CONFIAR OS TRABALHOS A UMA EMPRESA DE UM AMIGO DE UM PARENTE MEU, A CARROCERIA ME FOI DEVOLVIDA, INACABADA E COM O VALOR DO ORÇAMENTO JÁ ULTRAPASSADO....NUNCA CONFIE NAS PESSOAS, ESCREVA, COLOQUE AS COISAS NO PAPEL...VC SE LIVRARÁ DE PROBLEMAS FUTUROS. NEM PRETENDO MENCIONAR AQUI O NOME DA REFERIDA EMPRESA, POIS SERIA PREMIAR A INCOMPETÊNCIA.

16 comentários:

Luís Augusto disse...

Chico, acho que todo mundo que empreende algo que dependa de prestação de serviços já passou por isso. E o pior é que, normalmente, o contratante vira refém do prestador, como você está se sentindo agora. Sei bem como vc se sente.
Pode não parecer, mas o meu Fusca 69 já foi "restaurado", pelo menos na opinião do "especialista" que mexeu nele nos idos de 2003. Fiquei tão desapontado com o resultado que nem coloquei alguns detalhes que havia comprado para ele e que estão guardados até hoje. Só não vendi o carro diante da decepção porque é um patrimônio de família.
Com a Caravan, tive cerca de dez vezes mais dor de cabeça do que com o Fusca, eles prometeram 8 meses de serviço e gastaram 2 anos e 9 meses! Até advogado e caminhão plataforma eu levei na oficina, mas pelo menos o resultado ficou muito bom.
Como a gente vai aprendendo com os erros, a restauração do Fuscão transcorreu de forma limpa, com preço e prazo cumpridos rigorosamente e o resultado ficou bom.
Sei que é fácil falar do problema dos outros, mas se me permite uma sugestão, assuma o prejuízo, esqueça o picareta e coloque a barata na mão de quem entende do metier; carro antigo é pra dar prazer, não aborrecimentos - e todo prazer tem seu preço...

Unknown disse...

Concordo com o Luís,tudo deve haver um contrato.trabalho com eng. civil e tudo acontece e não é diferente com os carros.

Ótimo post.

M disse...

Bem feito !!!
Hahahahahhh...

M disse...

Mas voltando a "vaca-fria", tenho 3 sugestões:
1.- NUNCA faça adiantamentos ! Os picaretas que pedem 40% ou 50% de sinal, vão desmontar seu carro e partir para outro.
2.- Estabeleça o serviço, descrevendo as etapas e pague semanalmente, por medição.
3.- REZE !

Ron Groo disse...

Ainda com problemas Chicão?
Vixe que odisséia!

Nik disse...

Contrato é pra quem tê condições de cumprir o combinado. Não sei aí, mas aqui isso é um pouco difícil. Espremido entre as necessidades de curto prazo, as pessoas (nunca empresas) sempre lidam com suas restrições em benefício próprio, o que é compreensível. Afinal, nenhum contrato pode concdenar o outro ao prejuízo. E aí, creio eu, não há muito a se evitar com laudas bem escritas. Pois, se descumprido, como obrigar um humilde trabalhador a algo que ele não pode suportar?
É um situação kafkiana, Francisco.
Eu me arrebento aqui pra tentar resolver as coisas, mas com muita dificuldade. Mas, penso também que se não foro nos trancos, barrancos, improviso e muita paciência, eu provavelmente não teria outra forma de resolver os problemas dos carros, pois não posso pagar uma das grandes empresas que dizem exitir por aí e que prestam um serviço de qualidade. De qualquer forma, nenhuma delas é no Rio. E o que reina por aqui é quase sempre o pequeno artista e suas dificuldades.
Sorte!

Luís Augusto disse...

Concordo com o Nik; só pra ilustrar, estou construindo uma casa e se fosse combrar todas as multas contratuais pelos atrasos e orçamentos não cumpridos por causa das dificuldades, estaria morando de graça e teria sobrado um troco para comprar mobília de grife...
Haja paciência, meus amigos!

Buonanno disse...

Boa dica!

Todo mundo está cansado de saber disso tudo, mas na hora da empolgação...

Nunca é demais alertar. Se a pessoa confia no próprio serviço não há motivo para ela não assinar um contrato.

Nik disse...

E cá pra nós, não há nada pior do que restaurar um automóvel. Vocês se lembram de um texto que circulou em portugês, na web, uns anos atrás, supostamente escrito por um restaurador americano de carros em que ele analisava os cutos da indústri e os dele para re-construir o mesmo carro? Muito interessante, vou ver se encontro a fonte.
Francisco, olha um perdido nas ruas de lá:
http://jalopnik.com/5386480/1963-porsche-356-s-coupe

Anônimo disse...

Olhem que eu já tinha "experiência" no assunto, pois com o Camaro tinhamos levado mais de 3 anos para fazer o carro voltar a andar...problemas com funileiro, eletricista,vidraceiro,motor que teve q ser refeito por êrro de um dos maiores mecânicos em V8 do Brasil, apenas com o tapeceiro tive uma grande satisfação,o trabalho foi excelentemente bem feito e dentro do combinado, por este motivo eu quase levo meus amigos pessoalmente na empresa pois há confiança nos profissionais,na importação de peças tive problemas homéricos, melhor nem mencionar...EU DEVERIA TER APRENDIDO A LIÇÃO.
Francisco

Tohmé disse...

Ora, ora, seu Francisco.
Também caiu nesta? he, he...
E de que adianta um contrato? Tenho vários sendo executados aqui em meu escritório. Frustação pelo carro, espera pela justiça...

Francisco J.Pellegrino disse...

Thomé, não se trata de frustração pelo carro...eu gosto demais deste primeiro Porsche...a mecânica, a parte elétrica e vários outros componentes já estão compradas e pagas....restam tapeçaria, pintura e rodas (a escolher), portanto não se trata de frustração....EU DEVERIA TER SIM É APLICADO MELHOR MEU DINHEIRO E FEITO UMA DIVIDA EM UM FABRICANTE DESTA RÉPLICA, CAPISCE, eu optei por fazer o carro do meu gôsto e escolhí mal as pessoas para finalizarem o trabalho. CONFORME JÁ MENCIONEI ESTE É UM ALERTA PARA AS PESSOAS NÃO SE TORNAREM REFENS DE FALSOS CUSTOMIZADORES....quanto a Justiça eu faço parte daqueles que pouco acreditam nela aqui no Brasil.

M disse...

Uau ! Que monte de palpiteiros !!!

Pé de Chumbo disse...

M, já pra casinha!!!

Luís Augusto disse...

M, diante de situações insolúveis, palpitar é o melhor remédio (rsrsrs). O jeito é o Chicão tirar o escorpião do bolso!

De Gennaro Motors disse...

belo exemplar...demais!