segunda-feira, 31 de maio de 2010

CROSLEY





Esta simpatia é um Crosley 1948, não sei nada sobre esta empresa, mas vou pesquisar e depois escrevo por aqui....se alguem souber alguma coisa dá um pitaco aí, tem cara de chorão parece os Rileys.....os Triumph..sei lá.
A empresa fundada por Powel Crosley, industrial de Cincinnati,Ohio dono de rádio, do Cincinnati Reds do baseball, que tinha a ambição de construir carros sub compactos econômicos e que durante a 2a. Grande Guerra tiveram muito sucesso devido a sua economia...tinha em sua linha de produção o uso de um motor Waukesha 2 tempos. A empresa tem na sua história vários "firsts", o seja é pioneira em incorporar novidades na América em seus carros, vejamos:

1946 - A primeira a ter motores com comando de válvulas no cabeçotes
1947 - A primeira a ter carroceria totalmente em aço numa station wagon
1948 - A primeira a utilizar o termo "sport utility"
1949 - A primeira a ter um veículo com freio a disco nas 4 rodas
1949 - A primeira a construir um verdadeiro esportivo americano

e mais uma série de outras novidades...consulte a página CROSLEY CARS no wikipedia.

8 comentários:

Tohmé disse...

caraba, uma mistura de Triumph com Nash, com......um monte de coisas.
adorei.

Mauricio Morais disse...

Chicão, me parece que antes de fazer carros eles fabricavam geladeiras. Deve ser verdade, se olharmos direito, veremos que o carrinho se parece uma geladeira com rodas.

Francisco J.Pellegrino disse...

Mauricio, o proprietário tinha estação de radio, time de baseball então geladeiras devia ser produzida em suas fábricas...
abs

Ron Groo disse...

Eu não conhecia também, e achei o carro meio feinho...
Crosley também é fabricante de pickups para discos de vinil.
Um de seus modelos fazem a gravação do vinil direto para cd.

M disse...

Tinha um monte por aqui !
Quando eu era "dí-menor" e o mundo eletrônico ainda era movido a válvulas, o técnico que cuidava da vitrola lá de casa era um espanhol que andava num troço destes. E era verdinho !

roberto zullino disse...

Tinham alguns aqui, mas nunca passaram de "coisas" empurradas pelos americanos para tomar nossas reservas depois da guerra. É a história dos "plásticos" do Dutra. Depois da guerra as reservas do país eram grandes e nos enchemos de coisas importadas, a maioria de plástico, mas também veio muita coisa importada sem o menor critério.

Francisco J.Pellegrino disse...

Não mudou nada até os dias de hoje...continuamos exaurindo nossas reservas e trazendo mita porcaria para cá.

Adriano A gapito disse...

Ola Francisco,caso seja de interesse temos uma quase igual até na cor,só que 1951,a frente é diferente.Meu pai é segundo dono,ela tem menos de 30mil km rodados pintura de fábrica...
NO site FNVA Tem umas fotos dela,ah ia me esquecendo tb somos fã do camaro,o nosso é um Z28 T-top,6speed 1993