terça-feira, 20 de julho de 2010

MUNTZ





A empresa Muntz Car Company foi fundada em 1950 em Glendale na California por Earl "Madman" Muntz, um conhecido vendedor de automóveis e eletrodomésticos. Inicialmente ele foi associado ao designer Frank Kurtis e produziram apenas 36 unidades de um cupê esportivo denominado "Kurtis Kraft".
Em 1951, Kurtis vendeu a Muntz a licença para produzir os carros, que passaram a ser denominados "Muntz Jet" já modificados para acomodar 4 passageiros e substituido o motor Ford por um Cadillac V8 que posteriormente também foi trocado por um Lincoln V8
com válvulas laterais. Este automóvel era fabricado em Evanston/Illinois e caracterizava-se por seu desenho unico tendo painéis laterais em aluminio e teto em fibra de vidro produzidos na própria empresa. A maioria dos componentes do carro eram fabricados por terceiros. Foram produzidos apenas 400 carros entre 1951 e 1954 e devido aos altos custos de produção Muntz estimava que perdia aproximadamente U$ 1.000,00 por veículo produzido sendo este um dos principais fatores que levaram ao fechamento da empresa. Devido ao belíssimo design e ótima performance no seu tempo os hoje raros carros são valiosos e altamente colecionáveis. Desconheço a existência de algum deles aqui no Brasil.

6 comentários:

M disse...

Bem simpático !

Anônimo disse...

Parece ter sido inspirado nos Hudson da mesma época. Interessante.
Vecchio

Belair disse...

Até que enfim o Chicão mostrou um carro bonito.Belas linhas.

Ron Groo disse...

Tem cara de carro clássico.

Tohmé disse...

Beleza de carro Chicão...

roberto zullino disse...

Se tirar os cromados de maloqueiro americano fica legal.