quarta-feira, 24 de março de 2010

DAIMLER SP 250 "Dart"




A decisão da Daimler de construir o SP 250 "dart" foi tomada como uma alternativa aos problemas financeiros da empresa, a saída era construir um esportivo para o milionário mercado americano, onde já estavam Jaguar,MG e Triumph. A empresa não tinha tradição em produzir esportivos então copiou descaradamente o chassis e suspensão do TR3, mas inovou na construção da carroceria em fiber glass e com uma bela grade dianteira. O motor era um V8 de 2500 cc, 140 HP, com camaras HEMIsféricas e 2 carburadores SU que levavam o carro de 0 a 100 em 9,5 segundos, com velocidade final de 200 Km/h, sendo o consumo médio de 8,5 km/l muito bom para este V8 desenhado por Edward Turner o mesmo que desenhou motores de motos para a Triumph.Os carros eram oferecidos com cambio manual de 4 e automático de 3 marchas. Seu preço na época era igual ao do roadster Corvette. Ao todo foram produzidas de 1959 a 1964 o total de 2644 unidades, sendo oferecidas versões "B" e "C" com pequenas alterações mecânicas. O nome DART não era utilizado nos EUA pelo motivo de ser patente da Dodge.

13 comentários:

Vicente disse...

Chicão,

Para não deixar dúvidas nos seus inúmeros leitores, Edward Turner foi projetista de motores para motocicletas, tendo trabalhado para a Ariel, BSA e Triumph (a Triumph fabricante de motos não tinha nenhuma ligação com a Triumph fabricante de automóveis). Sua única incursão na indústria automobilística foi o motor V8 2500 cm3 para a Daimler.

Francisco J.Pellegrino disse...

Grato Vicente.

abs

Luís Augusto disse...

Muita mistura de estilos. Não chega a ser um carro feio, mas tb não encanta.

Ron Groo disse...

Brithsh Greem é sempre bonito, mas este carro em particular me parece meio... Meio... Beiçudo.

Vicente disse...

Groo,
O designer pode ter se inspirado num bagre.

Tohmé disse...

Porra, é quase um Triumph...

M disse...

Um carro grosseiro. Anda bem mas é feio.

roberto zullino disse...

Ainda é muito procurado pela inglesada, os americanos nunca deram muita bola, afinal, tinha um V8 pequeno demais para os padrões.
É feio, mas é considerado um bom carro esporte, pois supera seus concorrentes 4 cilindros facilmente.

Vicente disse...

Em 1960 a Daimler Motor Company foi incorporada pela Jaguar, e lançou um interessante carro, o Daimler V8-250 que nada mais era que um Jaguar Mk II mais luxuoso, com a grade dianteira um pouco diferente, equipado com motor V8 2500 do "Dart".
Vide http://en.wikipedia.org/wiki/File:Daimler_V8-250.jpg

Alysson Prado "Balo" disse...

Extamente Vicente, o SP 250-DART era baseado no Jaguar MKII, mas alguns detalhes dele foram baseados no Chrysler Imperial Crown do fibnal dos anos 1950, como as tímidas 'barbatanas', para que o modelo conseguisse alçar vendas do outro lado do Atlântico,no que fracassou, pois mesmo tendo um V8 sob o capô, o modelo mais parecia um modelo de luxo de altas performances , que um esportivo nato. Dentre as curiosidades do modelo, a polícia londrina utilizava o conversível para fazer a patrulha na cidade lá pelos idos 1963 como você vê na foto abaixo, repare o sino , que servia de sirene,sobre o pára-choque:

http://i120.photobucket.com/albums/o175/eeldu/Dart2.jpg

Curioso Post Franciso. Mais uma vez o seu Post está de parabéns.

abs.

Francisco J.Pellegrino disse...

Caros amigos...o intuito é este mesmo, aprendermos mais sobre os automóveis...missão cumprida.

Vicente disse...

Alysson,

O Daimler V8-250 é um sedan, o Daimler SP-250 Dart é um esportivo. Eles têm em comum apenas a mecânica V8 2500 cm3.
O Daimler V8-250 e o Jaguar Mk II têm em comum apenas a carroceria (monobloco).

Alysson Prado "Balo" disse...

Olá vicente, sei desta distinção entre os dois modelos, tenho um exemplar de uma edição da 4 Rodas de 1996 chamada "Carros Clássicos", com algumas informações de alguns modelos que marcaram época, o SP-250 DART está entre eles, lá fala que ele utilizava a plataforma do Jaguar MK II. Quando citei sedan de altas performances, me referi ao comportamento do modelo e não afirmei que ele era um sedan , conheço muito bem as carrocerias, mas que a Daimler tentava vendê-lo como um esportivo à americana, o que de fato não era. Agradeço a sua conclusão do caso.

abs.