

Em 16 de Março de 1956 a SAAB apresentou no Stockolm Motor Show o carro Sonett Super Sport, também conhecido como Saab 94 e posteriormente como Sonett 1. Foi concebido originalmente para as corridas onde nunca debutou, pois, com mudanças efetuadas nos regulamentos das competições para carros de série a previsão de produção de 2000 automóveis pelos suecos não se realizou.
O chassis desenhado pelo sueco Sixten Sason era tipo caixa em alumínio rebitado pesando apenas 70 kg, sua carroceria roadster era em fibra de vidro, utilizava motor “High Performance” 2 tempos 748 cc, 3 cilindros, 2 carburadores com declarados 57,5 HP e cambio de 3 marchas, sendo o conjunto motriz invertido, portanto o motor ficava atrás da transmissão e a tração dianteira foi mantida, finalizando com peso total do veículo ao redor de 600 kg.
Foram produzidos apenas 6 carros nesta primeira série, dois estão no Museu GM nos Estados Unidos sendo 1 deles o protótipo numero 1, dois outros estão no Museu SAAB em Trollhaten, na Suécia.
Em 1996 após 40 anos de sua produção o protótipo numero 1,restaurado, bateu o recorde sueco de velocidade para sua categoria, atingindo a máxima de 159,4 km/h nas mãos do lendário piloto Erik "On the Roof” Carlsson.
3 comentários:
Copiaram o 550 Spyder da Porsche de 1955 na cara dura hehehe
Deste eu não gostei não... Achei feio.
linda as fotos!
Postar um comentário