Este carro foi projetado em 1940 por Alberto Massimino com a colaboração de Vittorio Bellentani para Enzo Ferrari (não contem para ninguém). Dois carros foram construídos pela Carrozzeria Touring de Milão, um cauda longa e outra cauda curta, tinham motores 8 cilindros em linha com 1,5 Litro (daí o nome 815) obtidos com o acoplamento de dois motores FIAT 4 cilindros agregados a uma caixa manual de 4 marchas.
Os carros foram inscritos no GP di Brescia 1940 (XIII Mille Miglia) com duas equipes, formadas por Rangoni-Nardi e Ascari-Minozzi que não terminaram a prova por problemas mecânicos. Estes carros não puderam ser comercializados com a marca Ferrari por cláusula contratual com a Alfa Romeo que exigia não colocar o nome Ferrari até 1943. O carro participou de algumas provas no final da 2a. Guerra sem obter algum resultado positivo, ao mesmo tempo a nascente empresa Ferrari desenvolveu o que pode ser considerado seu herdeiro que é a Ferrari 125 S. Dos dois carros fabricados apenas este da foto sobreviveu.
4 comentários:
Um híbrido entre a Alfa e a Ferrari né? Com algum apoio da Fiat. Lindo! Quanto não vale uma raridade dessas hein?
Saiu uma mini deste carro nas bancas e a revista dizia que era a primeira ferrari construída.
A mini tinha a bola branca com numeros nas portas. Era de corrida.
Alberto Ascari devia ser muito novo uns 20/21 anos. O apoio da FIAT sempre presente Reginaldo. Venceu uma BMW 328.
Essa MM de 1940 foi fajuta, foi disputada em circuito e não em estrada e isso faz toda a diferença. As estradas italianas eram uma merda, a maioria das jostas velozes se acabavam antes de Roma. No final ganhou um carro italiano apesar dos alemães dizerem que a BMW era deles. Foi inteiramente feita na Touring.
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