Tenho uma dúvida técnica sobre este câmbio e não consigo alguma explicação: do câmbio parte um tubo levando o fluído interno até o radiador de água do veículo, passa por uma serpentina interna e retorna ao câmbio...Ok muito bom: agora a dúvida: este caminho seguido pelo fluido é para arrefecer ou manter uma temperatura ?????? Seria mais lógico se fôr o caso de baixar a temperatura do óleo que tivessemos um radiador próximo ao cambio do carro tendo arrefecimento por passagem de ar. Quando os engenheiros imaginaram este sistema pensavam no veículo rodando no frio inclemente do hemisfério norte ????? Ou é assim mesmo para manter uma determinada temperatura, pois eles também rodariam pelos desertos afora nos States ?
5 comentários:
Pela tua descrição, parece que é para aquecer e manter o óleo da caixa em uma determinada temperatura. Relamente, se a intenção fosse refrigerar, bastava um radiador de óleo anexo à caixa...
ReALmente...
Reparei nisso também, mas nunca dei tratos à bola para saber a razão. Deve ser para aquecer e manter a temperatura constante, pois nos automáticos as características do fluido são importantes.
O meu Camaro está com um vazamento justamente no radiador da Caixa de câmbio, onde o óleo vaza para o radiador do motor e se mistura à água. Este pequeno radiador fica dentro do radiador do carro, permitindo que o óleo da caixa se resfrie. O que é necessário para prolongar a vida da Caixa.
Caro amigo, no seu caso tem que retirar o radiador e mandar para o conserto...é apenas uma serpentina lá dentro, fácil substituir a tubulação. Verifique sempre o nível da caixa pois um conserto dela não é nada barato. Seu carro tem "shift-improver" no cambio?
abraço
Francisco
Postar um comentário