sexta-feira, 12 de março de 2010

LLOYD (alemã)






Vamos aos fatos: Norddeutsche Automobil und Motoren GMBH é uma empresa alemã criada em 1908, de propriedade da empresa de navegação Norddeutsche Lloyd da cidade de Bremen. Inicialmente em 1908 apenas poucos carros elétricos foram construidos sob licença da Krieger e raros com motor a explosão de 3685 cilindradas. No ano de 1914 no início da Primeira Grande Guerra a empresa funde-se com a Hansa formando a Hansa-Lloyd Werk Ag, produzindo os veículos Treff AS com 4 cilindros e o modelo Trumpf AS com 8 cilindros e 4,6 litros. Até 1929 foram construidos vários modelos com a marca Hansa-Lloyd sendo o controle da empresa adquirido pelo Grupo Borgward que encerrou a produção de automóveis naquele ano. Em 1950 surge a Lloyd Motoren Werke GMBH produzindo veículos leves com motores 2 tempos, carroceria de aço e acabamento em madeira, sem assentos traseiros,parachoques, calotas ou outros adornos que eram colocados pelo futuro proprietário. Estes veiculos atendiam a demanda alemã do pós guerra e a empresa era o terceiro fabricante depois de VW e OPEL. Nos anos de 1950 a 1955 os motores eram 2 cilindros e 2 tempos, de 1955 a 1959 2 cilindros e 4 tempos e de 1959 em diante 4 cilindros e 4 tempos.
Devido ao uso de muita madeira nos automóveis a piada alemã aos proprietários era: "Wer den Tod nicht scheut, Färth Lloyd" ou seja "Aquele que não teme a morte, dirige um Lloyd".
A empresa matriz quebrou em 1961 mas construiram carros até 1963, sendo o ultimo modelo o LP 900 chamado de "Borgward Arabella" em lugar de "Lloyd Arabella" (ultima foto).
SIM, esta é a resposta para vc que perguntou se tem algum no Brasil, tem até para venda no Mercado Livre e foi de lá que eu tirei a idéia deste post e aprendí mais um pouco, espero que vc tambem se interesse por conhecer mais esta marca.

7 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Mercado Livre também é cultura!

... o modelo da última foto lembra um Ford Anglia, aquele que aparece no segundo capítulo cinematográfico do Harry Potter, no filme A câmara secreta, em que aparece voando e depois leva uma surra do Salgueiro lutador.

Um post muito informativo, Parabéns Francisco.

abs.

MoVilla disse...

BLOG DO CAMARO tambem é cultura.

É isso aí Francisco, excelente trabalho de pesquisa.
E é sempre bom conhecer um pouco de tudo o que foi feito meste mundaréu motorizado.

As máquinas são sempre muito interessantes, ainda que no tocante ao enfoque meramente estético, haja assunto pra muita discórdia.

Há muitas coisas interessantes lá fora, diferentes do nosso feijão com arroz, o que algumas vêzes pode não ser bem digerido por alguns comensais.

De Gennaro Motors disse...

Aniversário de 2 anos – De Gennaro Motors

Olá amigo,

No próximo dia 15 de março a De Gennaro Motors completará dois anos de vida. Nosso amigo leitor, Thyago Szoke, produziu uma atualização em nosso layout do blog. Agora nosso logo possui uma bandeira quadriculada no fundo da imagem junto com o novo grafismo das bandeiras do Brasil e da Itália. O logo da Série Caminhão nos EUA também recebeu uma atualização na imagem de fundo.

Gostaria de agradecer a todos os amigos, leitores e colaboradores pela audiência que o blog vem conquistando.

Entre no www.degennaromotors.blogspot.com e conheço os novos logos do blog.

Outros posts:

Confira o vídeo de Las Vegas, produzido por Marcos “Tenere”, direto dos EUA.

Um abraço,

Fernando A. De Gennaro
Editor Chefe

Cel: 55 (19) 9777-3664

De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com

Ron Groo disse...

O Arabella eu já tinha visto, é um carro charmoso pra caramba. Já as outras versões eu não tinha visto.

Gustavo disse...

Muito bem elaborado este post, também aprendi um pouco mais.

Tohmé disse...

1. Sempre vejo uns Borgward Arabella nos encontros em lindóia;

2. Tem um post procê, lá no blog.

Vicente disse...

Tohmé,

Será que você não está confundindo Borgward Arabella com Borgward Isabella?
Por sinal, os Borgward Isabella Coupé (e conversível) são lindos.