segunda-feira, 22 de março de 2010

VOLVO P 1900





No ano de 1955 o presidente e fundador da Volvo, Mr.Assar Gabrielson teve a idéia de criar um roadster em fibra de vidro quando conheceu o novo Corvette nos EUA. Ele contatou a empresa Glasspar, um fabricante de barcos de Santa Monica/California para desenvolver a carroceria sobre um chassis tubular. A mecanica escolhida foi a do Volvo PV 444, ou seja, motor dianteiro 1400 cc, 69 hp, 2 carburadores SU e caixa manual de 3 marchas.
Em 1956 com o carro já em produção o novo presidente da empresa Mr.Gunnar Engelau requisitou um dos carros para utilizar em um fim de semana prolongado, no retorno ao escritório, insatisfeito, determinou o fim da produção deste auto.
Baixa demanda e qualidade fora dos padrões VOLVO foram determinantes para a decisão presidencial.
Ao todo foram montados 68 carros, sendo 44 unidades produzidas em 1956 e vendidas no mercado sueco, as restantes foram comercializadas para os EUA. Não sei da existência de algum aqui pelo Brasil.(agora sei da existência de um, informação do Luiz Vicente Miranda,carioca, colecionador de autos antigos, era da coleção dos irmãos Marx (seria o Groucho?kkk) mas ele não sabe do paradeiro da jóia é a primeira foto). Para os suecos que acompanham o blog aviso que temos um auto destes aqui no país. O sucessor dele é o Volvo P1800, mais aí a história é diferente e de muito sucesso, fica para outro post.

15 comentários:

Luís Augusto disse...

Parece carro de fund de quintal.
Chico, só agora me dei conta de que foi ser niver, parabéns!

Vicente disse...

Existia um carro desses na coleção dos irmãos Marx. O carro foi achado em Macaé, RJ.

roberto zullino disse...

Acho que ainda está lá, mas é meio diferente, mais longo talvez, embora as fotos geralmente não dão a idéia das dimenões exatas.

Vicente disse...

O carro dos Marx é (era) alaranjado ou vermelho esmaecido pelo tempo. Eu tenho a foto. Vou scannear.

roberto zullino disse...

Segundo o que o próprio Flavio me contou o carro foi enviado de presente para o dono da empresa que vendia Volvo aqui ou coisa parecida. acho que nunca andou para valer, ficou guardado.

Francisco J.Pellegrino disse...

Vamos acabar descobrindo q existe uma raridade destas por aqui...não é nenhum clássico, mas sim mosca branca.

roberto zullino disse...

Como descobrir, é só ir lá e ver, o carro está lá há uns 20 anos pelo menos.

Vicente disse...

Chicão,
Já enviei.
Tirei a foto em Março de 2000, quando o Flavio já havia falecido.
Um abraço,
Vicente

Tohmé disse...

Porra, por que eu gosto de tudo que os outros não gostam....

Francisco, os BMW ou são promo, tem alguns Minichamps (hoje raros) e uma tal de Luso Toys que os fez na escala 1:43.

Ron Groo disse...

E eu achando que a volvo só sabia fazer carro quadradão e caminhão...

roberto zullino disse...

Eu nem lembrava direito, mais feio que encoxar a mãe no tanque. Por isso não deve ter sido usado.

Vicente disse...

Groo,
A Volvo antigamente fazia carros mais arredondados, como o Volvo P444 (parabrisa dividido) e o P544 (parabrisa curvo), ambos com ótimo retrospecto em rallies. E o atual modelo C30 eu, particularmente, acho lindo.

Vicente disse...

Na foto da Coleção Marx, além do Volvo P1900, aparecem os seguintes carros:

-> Alfa Romeo Touring Spider 2000 cm3 (vermelha)

-> Jaguar MkV Drop Head Coupé (cinza com estofamento vermelho)

-> Honda S800 (amarela)

Não identifiquei o pedaço de carro que aparece no canto inferior direito.

roberto zullino disse...

Vivi,
É um pedaço de carro, só isso. A própria foto já mostra.

Vicente disse...

Zuzu,

Se você vê uma tampa de motor de Porsche 356 A, B ou C, você sabe de que marca, modelo e série é. E também é um pedaço, ora pois....