quinta-feira, 27 de outubro de 2011

RENAULT "RABO QUENTE" 4CV

Aí para o Ron Groo o querido Renault 4CV, lançado em 1947, motor 747 cm3, carro desenvolvido durante a Segunda Grande Guerra..é um ícone lá na terra dele, a segunda foto é de um deles correndo aqui pelo Brasil...

15 comentários:

Anônimo disse...

Lembro de um correndo em Interlagos.

Vechieto comeu toda lingüiça, traditore!

Rui Amaral Jr disse...

Acho que esse aí tinha motor VW...

M disse...

Que nada ! Olha o Torque na capota ! Acho que este era do Elvio.

Ron Groo disse...

Eu estou lendo a autobiografia do Lobão, e o pai dele - João Luiz Woerdenbag - era dono da Scuderia SAR, de kart e era mecânico de frota de Taxis no Rio, grande entusiasta de corridas e piloto. A mãe do Lobão também, chegou até a vencer corridas de rua no Rio.

Pois bem, o pai dele trocou um carro que não me lembro bem a marca - segundo o músico, um sedan, enorme e confortável - por um Renault "rabo quente" para viajar com a família pelo litoral carioca.

Lobão faz menção ao tamanho diminuto do carro, dizendo que até uma boia de caminhão colocada em seu teto era muito maior que o carro, sem contar que o mesmo não tinha escapamento e vivia fazendo barulhos horríveis.

Fiquei super curioso, jogava no google e nada, só vinha o tal "leite glória" que eu tinha certeza absoluta que não podia ser o "rabo quente".

E no fim, fiquei sem a explicação do porque do apelido.

Valeu Chicão! Brigado pela foto.
Agora vou esperar pelos comentaristas e o que eles vão contar do carro.

Francisco J.Pellegrino disse...

Rabo quente por causa do motor colocado na traseira..era refrigerado a água, na minha juventude já tinha pouquíssimos destes pelas ruas..sonhei em ter um deles..mas ficou só no sonho. Quando trabalhei na Willys um funcionário mais graduado tinha um destes já com motor 1093, conta giros e outros instrumentos, por incrível que pareça ví um destes rodando em Paris junto com um Citroen 11 (sonho de consumo do Regi),é muito pequeno e eu imagino a familia do Lobão dentro da josta.

Francisco J.Pellegrino disse...

Buonano, temos que fazer novo pedido da linguiça de javali...fique frio.

Paulo Levi disse...

Ótima lembrança, Chico - e muito bom gosto, o do Ron Groo.

Quem teve um desses de competição (não sei se o da foto) foi o Emerson Fittipaldi, lá por 1966. Eu o vi correr várias vezes em Interlagos, onde o Emerson dava a maior canseira em carros muito mais potentes.

Fora isso, tive um "rabeta" de autorama em escala 1:32, inspirado no do Emerson. Até pouco tempo atrás, ainda guardava os destroços do bicho a título de relíquia.

Rui Amaral Jr disse...

E M a Torke do Claudio Daniel Rodrigues pai do Claudinho e cunhado do Luizinho Pereira Bueno...Deve ser com o motor ariginal mesmo, veja o cubo das rodas...

M disse...

Xííí...
Óia o samba-do-criolo-doido...
Acho que este é o carro que era do Anísio ! Ele vendeu para o Tigrão, da Torque, e depois foi do Elvio Ringel !
Meio mundo correu com ele !

Rui Amaral Jr disse...

Nois tá velho M! Ou vc...meu primeiro chefe de equipe foi o Carlos Mauro irmão do Tigrão...lembro de novo ir na Torke e ver o Pelézão polindo os giracambotas...rsrsr
Pqp é bom paca lembrar essas coisa...É bom ter amigos mais velhos por isso!KK

Elemar Sta Cruz do Sul disse...

aqui no Rio Grande do Sul tem um na formula classic

M disse...

Rui,
Véio é a tua avó !
Eu sou um jovem-ancião-peralta...

Rui Amaral Jr disse...

Tadinha dela!!!
Apenas comecei muito cedo....

Abraços a todos

Francisco J.Pellegrino disse...

Elemar de Sta.Cruz do Sul....vc tem razão, grato pela lembrança e seja bem vindo.

regi nat rock disse...

Óia. o 11 que aparece na minha fotinho mora em Paris e é meu!. Está sob a guarda e cuidados de um amigaço que tem outro igual e que anda reclamando que não vou buscar. Não consigo juntar a grana necessária e, segundo o meu amigão M, que sabe tudo do assunto, vai doer...muuuuuuito. Mas vou conseguir trazer, um dia. +/- como vc Chicão com a sua ronha que nunca fica pronta...
O tio Piva teve uma ronha dessas azul acinzentatado e como dava trabalho putz! Isso no final dos anos 50 por aí. Mas o carrinho sempre foi uma graça. Se observarem, notarão que ele parece estar sorrindo.
Varios pilotos brincaram com esse da foto mas quem me parece que se saiu melhor, foi o Emerson.