domingo, 8 de abril de 2012
NSU Spider 1966 "Wankel"
Apresentado no Salão de Frankfurt de 1962 este NSU Spider desenhado por Bertone teve seu motor desenvolvido por vários anos com a participação do próprio inventor Felix Wankel...era um motor de 498 cc, monorotor a 4 tempos, refrigerado a água com 50 Cv de potencia, cambio manual de 4 marchas, tração traseira, freio a disco dianteiro e alcançava 153 km/h..era inicialmente vendido por DM 7.000 (marco alemão).
De 1964 a 1967 foram produzidas 2375 unidades e encerrou-se a produção sem que se resolvessem críticos problemas de vedação no notável motor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
... e M.C., escreve: "notável" voce tá sendo muito amigo do senhor Wankel. Foi uma tentativa de uma idéia desde o inicio do século passado de um rotor como um triangulo cujas paredes eram abalauladas convexas( wikipedia mostra bem o funcionamento dele). A Mazda utilizou este motor e testa até hoje. Tem várias desvantagens neste tipo de motor mas há que confie nele para futuro... terão que combater os ecochatos porque ainda é um baita poluidor.
abalauladas ? cês entendem... Não ? Abauladas !
M.C.
Não era problema de "vazamento", mas sim a durabilidade do segmento, que precisava ser substituido a cada 20.000 km.
Hoje, com o desenvolvimento de novas ligas, os japoneses superaram o problema !
O interessante destes motores é que, além de pequeno e leve, tem poucas peças móveis !
E o nosso amigo anônimo está mal informado ! Se o Wankel fosse um grande poluidor, a venda dos Mazda não seria permitida na CA !
É o motor do futuro a 40 anos!
É leve e como disse o M tem poucas peças moveis...não sei pq nunca foi feito em grande escala, acho que o lobby das autopeças...conta aí M...
e o carrinho lembra muito as Alfas, também, encarroçada pelo Bertoni...
E esse motor é o bicho e acho que não vingou por pressão das petroleiras.
Eu achei o carro muito simpático...
Postar um comentário