segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AUTO AVIO COSTRUZIONI 815




Projetado por Enzo Ferrari e Alberto Massimino, com a colaboração de Vittorio Bellentani e somente dois exemplares produzidos, o traseira curta que sobrevive até hoje e o traseira longa, não podiam ser nominados como marca Ferrari por clausula contratual com a Alfa Romeo.
O debut dos dois carros se deu no Primeiro Grande Premio de Brescia (XII Edição da Mille Miglia) em 28 de Abril de 1940, os dois carros dominaram a classe até 1500cc porém não finalizaram a prova por problemas mecânicos.
O motor era um 8 cilindros em linha de 1,5 Litro (daí o nome 815) obtidos a partir do acoplamento  de dois motores FIAT e gerando 72 HP, era equipado com cambio manual de 4 marchas e velocidade final ao redor de 170 Km/h.
Estes carros participaram de algumas provas no pós guerra sem resultados expressivos e com a experiência acumulada com eles Enzo Ferrari cria o primeiro carro da marca, o Ferrari 125S.
Um destes carros, o "cauda curta", sobreviveu ao tempo e está na coleção de Mario Righini, de Panzano em Castelfranco Emilia, na Italia.

3 comentários:

regi nat rock disse...

72 cavalinhos levando o bichinho até os 170 não é pouca coisa.
realmente foram os primeiros testes para o que é hoje a excelencia em carro esporte. sempre malhado mas jamais igualado.
Ferrari é Ferrari e ponto final.

Ron Groo disse...

O carro é bonito, mas o que mais me chamou a atenção foi a cor deste carro. Muito lindo.

Reisig disse...

Bela história,belo carro,bela matéria!