domingo, 5 de dezembro de 2010

PORSCHE 356 Tipo 540 America




Ao contrário do Speedster, ou do Spyder 550, o Roadster America Tipo 540 não é um dos ícones da Porsche. Não se encontram fotos dele participando em corridas, nada de expressivo em termos de resultado de pista como os Spyders 550 com motores 4-Cam.
Foi concebido por Porsche a pedido do distribuidor americano Max Hoffman, seu design com aberturas de rodas arredondadas, portas baixas, parabrisa dividido parece nos remeter ao Jaguar XK-120. Foram construidos entre 16 e 20 veículos com carroceria em aluminio fabricadas por Gläser, carros leves para uso em competições.  Sabe-se da existência de 11 deles, são caríssimos, altamente colecionáveis, as duas primeiras fotos são do Museu Porsche.

20 comentários:

Maxwell disse...

Ainda temos que dar uma passadinha nesse museu...

regi nat rock disse...

sabe que o verdinho tá muito, mas muuuuuito bonito?

Rui Amaral Jr disse...

A traseira é diferente tambeem no capô, pq?

Rui

Francisco J.Pellegrino disse...

Rui, penso que este carro tem muito do design do GMUND numero 1, alguns destes tinham apenas uma grelha traseira como os Speedsters...

Unknown disse...

Ficou legal a matéria Chico!
Desses 11 carros que existem, tem um sujeito que tem 5 deles. Tá mals hein!

Francisco J.Pellegrino disse...

Leandro, condensei as informações, tem muita coisa envolvida, quase 10 dias procurando informação e nada...apenas as coisas citadas ali pelo Google, preciso comprar algum livro mais especifico da história da Porsche.....Grato pela colaboração...

Mauricio Morais disse...

Parece um 550 para meninas, todo cheio de vincos etc e tal. Mas tem seu charme.

Luís Augusto disse...

Esse eu não conhecia! Gostei muito.

Buonanno disse...

O Josef Ganz trabalhou direitinho.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/840014-livro-revela-como-hitler-roubou-projeto-do-fusca-de-engenheiro-judeu.shtml

VERGONHA!!!

Francisco J.Pellegrino disse...

Temos vergonha, mas ganhamos tudo !

regi nat rock disse...

Ganha o premio de convencer o Eric e o Zulino.

Com esses 2, Bonani, vc não vai longe.

Ron Groo disse...

Só onze? É belíssimo o caro.

M disse...

Sou fã da marca, mas não consigo entender porque veneram tanto estas primeiras tentativas deles fazerem um carro ! São feiosos e paralíticos !
Coloquem esta jostrina ao lado de um XK120 e vejam que humilhação !
E coloquem parados, porque andando então já é muita covardia...

Unknown disse...

Po M, como voce quer comparar um carro alemão, com um carro inglês logo depois da guerra??
Esses carros foram fabricados em 52-53, pouco tempo depois da guerra. A Alemanha ainda tentava se recuperar, não há como comparar os recursos disponíveis entre as duas marcas, nem mesmo há como comparar o mercado interno de ambos os países em situações totalmente diferente após a guerra.
Quando esses carros foram fabricados, a Porsche tinha uma expectativa de vender no máximo 50 carros por ano!!!
Há de se levar em conta que "essas primeiras tentativas" de se fazer um carro, eram realizadas com estoques restritos, peças adaptadas, instalações precárias etc....
Acredito que a Jaguar não tinha esses problema na época.

M disse...

Concordo !
Mas não é motivo para eu engolir a jostrina, e muito menos achar bonito !

Francisco J.Pellegrino disse...

Como diria Hebe....ele é uma graxinha e vc um véio Mal humorado, bandeie-se para o lado negro da força e alie-se aos veneradores de carros de combustão instantânea...e eu não tenho esta miniatura na minha coleção...preciso ver se compro no site da maior fábrica de carros esportivos do mundo !

M disse...

Maloca,
VC não entende nada !
Os Porsche de rua começaram a "pegar forma" a partir do 356 B.
Antes disso, parecem uma ameba triste !
Se vc não encontrar a miniatura da jostrina, compre um sabonete Palmolive e bote rodinhas ! Vai dicar igualzinho...

roberto zullino disse...

essa porcaria não fez sucesso nenhum, agora ficam valorizando pela raridade, bela bosta, são raras por que não venderam.
concordo em genero, número e "degráu" com o M. gosto um pouco dos speedsters, mas o 356B é outra liga.
o 550 spyder é legal, mas nunca passou de um mero carro de corrida, era caríssimo por causa do motor e da carroceria de alumínio feita no martelinho e nem foi idéia da porsche, foi idéia de um piloto holandês que fez um e a porsche copiou o conceito dando uma melhorada.

Francisco J.Pellegrino disse...

O gente mal humorada...denigrem a história da Porsche.

Joel Gayeski disse...

Carrinho feito "pra americano ver".

Sou mais um Speedster.