sábado, 4 de setembro de 2010

MOTOS






Não sou motoqueiro mas gosto muito delas......

18 comentários:

Belair disse...

Essa 1a. é REALMENTE du ca....ti...

roberto zullino disse...

Ducati é para quem nunca andou. Se andar vende na hora. Dura, embreagem dura, motor temperamental, fora a posição que acaba com qualquer pescoço, mas anda muito
Tive uma BMW dessas, mas bem mais original, R90S, laranja e prata.
Agora ando de Honda 350 CB 1973 com 26 mil kms originais, caixa de ferramentas, nota fiscal, manual, mas apenas para ir na padaria e passar no lava-rápido do Romeu.

Tiago CM disse...

Ducati antiga não conheço, mas quanto às novas:
trata-se de uma moto rígida e não propriamente dura, tal rigidez proporciona um bom desempenho em pistas sinuosas; quanto à embreagem, esta é seca, diferentemente das japonesas, o que a torna um pouco mais dura que a das outras, mas nada que não se acostume; a posição é uma questão de preferência, sendo uma esportiva não há que se falar em conforto, dores nas costa, punhos e pescoço são mais que comum, caso queira conforto ande de harley.
Por fim, a moto é de uma qualidade invejável, haja vista a desmosedici,que põe 20 km/h nas outras do mundial. Abs.Tiago CM

roberto zullino disse...

Não acho que Harley seja motocicleta, inclusive em conforto, posição ginecológica não é confortável, mas há quem goste.
Por mim ainda fico com as BMWs sem a menor dúvida. Tem o vício da rabeada por causa do cardã, mas qualquer um acostuma.
Andei nas Ducatis 900 das primeiras, eram um absoluto lixo em conforto, mas não quebram nunca, depois andei em uma 993 que era melhor, mas não dá para enfrentar uma viagem mais longa.

MoVilla disse...

Ó Zullino,
sei do teu grande conhecimento sôbre automóveis e rua e as máquinas de corridas, haja visto o excelente trabalho que vens fazendo com o Formula Vee. Mas quanto a motocicletas, (como ducatista que sou)you entirely missed the point man.
Ou melhor dizendo, andastes num bólido, quando o que querias era passear com todo o conforto.
O Tiago CM disse muito bem, explicou tudinho

MoVilla disse...

O motor radial da terceira moto é um experimental Rotax, que estaria sendo desenvolvido para aeronaves leves. Apesar do desenho retro, apresenta tecnologia mais avançada do que sua aparência sugere.
A moto foi desenhada e contruída pelo Jesse James, o cara da Monster Garage da TV, e que foi casado com a maravilhosa Sandra Bullock, e por ser um idiota, teve o seu traseiro devidamente chutada por ela.

Francisco J.Pellegrino disse...

Esta do motor radial é fabulosa..o Jesse é meio doidão mesmo...

Rui Amaral Jr disse...

Francisco, quem pilota uma dessas não é motoqueiro e sim motociclista.
Como o Zullino tive diversas BMW (pronuncia-se VÊ) e sou motociclista.

Um abraço

Rui

M disse...

Zullino,
Esta BMW é uma R75, que a curta distância entre eixos deixa muito instavel. Pelo menos os escapes modificados devem melhorar outro ponto negativo, que é raspar no chão em curvas.
É água pro vinho para a R90S, bem superior !
MAS nenhuma tem vício de "rabeada" !
O sentido de rotação do motor facilita as curvas á direita, mas causa uma certa resistência nas curvas a esquerda.
Este incômodo foi eliminado nas K100, onde o motor gira em sentido contrário ao câmbio/cardã.

Muito interessante a "transformer" com motor radial ! Mas só prá olhar...

roberto zullino disse...

MoVilla,
Não tenho nenhum apego a coisas inanimadas, me desfaço delas sem o menor problema e não sou fã de marca alguma.
Corri 4 anos de Yamaha TD1 e poderia ter corrido de Ducati Desmo, inclusive tomei uma bronca do "seu Luiz Latorre" com sua famosa delicadeza por causa disso, ele procurava um doido e no final achou o Jacaré que foi muito bem na Ducati.
O Latorre me ajudou com uma Desmo e me achava maluco. Apareci com uma Desmo fora de distribuição na oficina dele e a primeira coisa que ele perguntou era de quem eu tinha roubado a moto, eu tinha 14 anos e ele tinha certeza que eu tinha afanado o bólido como você diz. O funcionário dele colocou em distribuição sem nada, só virou a mesa, eu tinha acertado o platinado, ficou uma beleza.
O Edgar que era esperto acabou tomando o Jacaré do Latorre que desistiu de colocar a Desmo para correr. Nunca me arrependi de não ter aceito a oferta, em pista me dou bem apenas com motos 2 tempos que não tem freio motor, eu erro muito na redução e a 2 tempos perdoa. Uma Desmo monocilíndrica te joga no chão se fizer merda.
Em pista as Ducatis até que se saem bem, pelo menos ultimamente, mas para andar na rua nem com "banda de música".
Há alguns anos em Nápoles havia um doido que saia toda a noite com uma Desmo 250 com escape aberto e aterrorizava a cidade inteira. Apelidaram de Agostini e a população acabou protegendo o doido que andava até em escadarias fugindo da "puliça". Demoraram um mês para prender o garoto. Ducati é isso, lenda urbana, personalidade e tradição, mas fica aí, gosto mais das BMWs, mas apenas porque sempre as tive, aos 19 anos andava com uma R69S, uma BMW lendária na época e depois fui trocando até a R90S e depois pendurei as chuteiras que não dá mais para andar na estrada de moto aqui, nunca fui de andar muito em cidade a não ser quando era garoto.
Gosto de ver as Ducatis, mas se comprasse uma penduraria na sala.
Se não me engano, a Ducati hoje em dia pertence a um fundo de investimentos texano, nem italiana é mais.

roberto zullino disse...

Não teima M, as BMWs tem um movimento de jogar a roda causado pelo cardã. Claro que isso é no limite, razão pela qual não se usa cardã em moto de corrida para evitar movimentos parasitários.

roberto zullino disse...

Não sei se essa BMW da foto é uma R75. Os carburadores são dellorto que só sairam nas R90S, assim como as bengalas dinteiras e os freios são da R90S também.
Em todo caso só medindo e vendo de perto.

M disse...

Os freios tb parecem da R90. Mas não sei porque alguém colocaria um tanque de R75 em uma R90. Banco idem.
Me parece mesmo uma R75.
Quanto aos carburadores, era comum trocarem os Bing pelos Dellorto, que além de melhores, não pingavam no bico-do-sapato...

M disse...

Sem dúvida nenhuma é uma R75 !
Veja a posição da bateria ! O quadro da R90 é diferente !

roberto zullino disse...

Deve ser uma R75, coisa de americano que vai montando com o que acha. As peças de R90S são muito fáceis nos USA, mais de 80% da produção foi para lá. Na Alemanha ficam gritando Caramuru e Anhanguera quando alguém aparece com uma R90S.
Hospedei um jornalista americano que estava dando a volta ao mundo de BMW GS800. Ele foi um dos pilotos da equipe da BMW quando ganharam Daytona de R90S. Ele me mostrou as modificações que tiveram que fazer. Tiraram uma polegada de cada lado do motor diminuindo a camisa e a biela, a merda tinha tanta compressão que tirava a camisa do bloco, os prisioneiros esticavam e dava para ver o pistão passando. Tiveram que colocar um coletor de alumínio para evitar que o óleo caisse no sapatinho. Atrás inventaram um monoshock e deslocaram a roda para usar pneu maior, o cardã não deixa que se use pneu maior que 400 e alguma coisa, a roda de trás não ficou na mesma linha da roda dianteira, ficou mais de um centímetro para a direita a sapata de freio não pegava na panela inteira. Nem ele conseguiu explicar como ganharam com a josta.
A alemãozada é pródiga nisso, persistem no erro, mas vão arrumando umas gambiarras bem feitas que no final funcionam.

M disse...

Gosto muito da R90S !
Tive 2 ! Uma delas com kit 1.000 c.c. e comando Krauser, era até que bem rápida !
O ponto alto é o torque, que permite manter uma boa velocidade de cruzeiro, com o motor girando baixo !

roberto zullino disse...

Eu também adoro as R90S e acho que a BMW ainda não repetiu o feito da R90S que foi um marco.
Tínhamos uma turma na granja e andávamos 500 km todo sábado, todos tinham motos grandes e modernas, mas a R90S acompanhava sem o menor problema e andando na frente.
Moto é "mind game", o importante é o ritmo e nisso a R90S é imbatível, aguenta médias altas com conforto e sem ter que se mudar marcha, em viagem longa quanto menos se mudar de marcha melhor. Mesmo em curvas dá para fazer em marcha alta, o torque resolve a maioria delas.

M disse...

Aos sábados eu costumava "sair prá almoçar" com o Chupetão e com o Edgard (pai). Normalmente a pelo menos uns 200 km de SP. O 3 de R90S. A minha era a que mais andava mas eu era sempre o último a chegar ! Os velhinhos eram endiabrados ! Bons tempos...