sábado, 18 de junho de 2011

ROVER Turbina




O JET-1 foi o pioneiro dos automóveis movidos com turbina a gás. A fabricante Rover desenvolvia este equipamento para automóveis desde o ano de 1946 e apresentou ao público o primeiro carro no ano de 1950. No ano de 1952 este carro já com a turbina mais desenvolvida, conseguiu um recorde mundial para carros movidos a turbina a gás atingindo a velocidade de 244 km/h. Este desenvolvimento era visto como um símbolo de modernidade  e pioneirismo tecnológico britânico.Muitos viram isso como fonte de energia para o futuro, mas nos testes de dirigibilidade mostrou um alto consumo de combustível e lentidão em demasia nas respostas do acelerador, tornando-o inadequado para o uso diário....

8 comentários:

M disse...

Mas o trem andou !
Eles continuaram desenvolvendo as turbinas !
Em 1963 o Rover-BRM voou baixo em LeMans, nas mãos do Graham Hill.

roberto zullino disse...

Isso mesmo, andou pacas em Le mans com o Hill, mas quebrou não sei o quê. Melhor, se ganhasse a francesada ladrona do ACO iria desclassificar o carro por causa da pressão dos pneus ou algo semelhante. Era parecido com o Chevron que foi feito depois.

Rui Amaral Jr disse...

É isso que o M e o Zullino falaram e Hill e Richie Ghinter mesmo quebrados ainda chegara em 13º. Bonito esse carro!

regi nat rock disse...

Nessa eu dancei pois pensava que o primeirão operacional era o Chevron e os outros ainda em fase de testes.
Talvez culpa de um filme que não lembro o nome, focado numa corrida ilegal em estrada.
Mas não lembrava do Rover-BRM . Aliás, essa parte do HD continua enferrujada... he he

roberto zullino disse...

o Chevron era um carro totalmente diferente, mecânica boa, mas tradicional, 4 cilindros Ford, BMW e cambio Hewland. O Rover que correu em Le Mans era apenas parecido com o Chevron na carroceria. O Chevron é de uns anos depois, mas nem acho que copiaram o Rover, foi apenas coincidência, na época o caminho era o mesmo para todos.

Joel Gayeski disse...

Eu vi um comentário desse Rover-BRM em LM, daqueles bem ufanistas.
Já esse das fotos é citado no documentário "Inventions that changed the world".

PS: O que o governo britânico tem de errado? Quando o Whittle mostrou os projetos do jato inicialmente duvidaram dele, o computador mecânico também foi abandonado mesmo sendo provado que o troço era bom, já no tempo do Colossus o Churchill nem mencionou o uso dele e os americanos viraram a potência qem informática...

Francisco J.Pellegrino disse...

Joel, mande seu email para mim...o meu é jacarepai@ig.com.br

Joel Gayeski disse...

Chicão

Te mandei um email.