domingo, 24 de junho de 2012

O MONSTRO




Em 1950 o Sr.Ed Cole, chefe da Divisão Cadillac  sugeriu a Briggs Cunninghan inscrever 2 carros da marca na prestigiosa 24 Horas de Le Mans, seriam equipados com o novo motor V8 OHV,enviados os carros para a oficina Frick-Tappet Motors em Baldwin/Long Island para serem preparados e enquadrados nos regulamentos do ACO (Automobile Club de L'oest). Os regulamentos para carros de série não permitiam muitas modificações nos automóveis, mas no motor destes Cadillacs foram usados coletores com vários carburadores supostamente concebidos pelo próprio Ed Cole.
Um dos automóveis foi totalmente desmontado e sobre ele montada uma carroceria em aluminio construída em tempo recorde  por artesões da Gruman Aircraft. Durante a corrida o desgaste dos freios foi o maior problema encontrado pelos dois automóveis, rodavam cerca de 130 mph na média e com os carros classificando-se em 10 (coupe) e 11 Lugar o protótipo Monstro.
Os irmãos Sam e Milles Collier pilotaram o Cadillac e Phil Walters pilotou o protótipo que foi apelidado pelos fãs franceses de O MONSTRO....

8 comentários:

Ron Groo disse...

Pode ter história e tudo, mas é igualzinho uma tampa de caixa de sapato.

Rui Amaral Jr disse...

O próprio Briggs Cunningham pilotou também essa coisa horrorosa em parceria com Phill Walters> Eu capava o pessoal da Gruman Aircraft, mas o resultado na corrida foi ótimo!
Bom Domingo a todos e a vc Chico...

M disse...

Queria saber com qtas. trocas de pneus...

Rui Amaral Jr disse...

Umas 30 trocas M!!!rsrsr
Interessante, na foto, aquele deve ser o Jaguar XK-120S de Peter Clark/Nick Haines que chegou logo atrás deles.
Eles tomaram 23 voltas do Talbot-Lago vencedor.

Francisco J.Pellegrino disse...

M, vamos pesquisar com o Rui Amaral...

Carlos Scheidecker disse...

Cunnigham era um homem rico. Seu pai morreu quando ele tinha apenas 5 anos mas deixou uma fortuna em especial por ser dono de um banco e tambem diretor da ferrovia na Pennsylvania.

O carro foi bem na corrida mas rodou logo no começo na segunda volta e ficou preso por uns bons 30 minutos caindo para a 35 posição porem recuperando bem para terminar em 11. Já o cupê terminou em decimo. O interessante foi que o grande Cadillac terminou em 10 porém perdeu a primeira e segunda marchas durante a corrida assim nos videos antigos dá para ver o carro sendo empurrado para fora dos boxes toda a vez que parava.

Rui Amaral Jr disse...

rsrsrs
Consulto o Zuzu!

Juanh disse...

Hermoso el Monstre; un auto raro, por eso muy bello.
Lo tengo en 1/43 de la marca Bizarre, reproducido con el faro delantero abollado por el choque.
Abrazos!