segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PEGASO




Z102 Ano 1951.....e seu típico pomo na alavanca de câmbio...

13 comentários:

MMozart disse...

Lindo carro! Muito avançado para época. Mas a curiosidade nao fica só no pomo, repare que as marchas são invertidas. Só não sei se pelo espirito de corredor ou fato do cambio ser montado no eixo traseiro.

Rui Amaral Jr disse...

DEmais, Ricart era o único que poderia peitar o Velho Mafioso, pena que quebrou antes!

Irapuã disse...

Muito interessante para o contexto da época. Mas confesso que me entusiasma mais pela raridade.

Belair disse...

Interessante e curiosa posição das marchas.Só.

regi nat rock disse...

primeira e espero a última vez que vejo a bagaça.
tirando a inversão de marchas não tem nada de especial.

Rui Amaral Jr disse...

Belair, Regi, conhecer a história da Pegaso e de Wifredo Ricart, a quem Enzo chamava pejorativamente de Ricardo, é conhecer uma história de competência e habilidade, que infelizmente foi por água abaixo devido a difícil situação da Espanha à época.
Sei que vcs conhecem tanto ou mais do que eu, mas o carro era avançadíssimo para época!

Ron Groo disse...

Qual a nacionalidade do carro? Nunca tinha ouvido falar da marca.(ou modelo, não sei...)

regi nat rock disse...

Rui:
Qdo vc falou em Espanha, eu lembrei. Já vi um desses, sim! funcionando e na mesma mão desde zero. Foi num programa de TV (discovery? History? Auto sport da Globo?) não lembro e houve entrevista com o espanhol bem velhinho, falando da vida do carrinho. Um sobrevivente na verdade. Era verde, putz! lembrei até da cor!!. O surpreendente era ter aguentado tantos anos com manutenção primaríssima e ainda rodar e alguns elementos de modernidade pra época, incorporados na fabricação. A reporter guiou um trechinho , e reclamou muito do cambio dificil de engatar.Mais não lembro.

Belair disse...

Rui,confesso que a unica referencia que tenho da Pegaso espanhola é que nos anos 70/80 concorriam com a Engesa na fabricação de equipamentos militares,ou seja,eram meus concorrentes.
Se é a mesma Pegaso ou não,mais não sei...

M disse...

O carro é feio, mas mecanicamente era bem evoluido !
Nos anos '50 havia alguns caminhões Pegaso nos portos de Santos e RJ.

Rui Amaral Jr disse...

É uma bela história Regi e Belair, Ricart trabalhou com Enzo era um super competente engenheiro. Obviamente brigou com o Velho Mafioso, voltou à Espanha e numa antiga fábrica de caminhões desenvolveu esse carro. Tem um na Argentina, acho que escrevi algo sobre, se achar mostro a vcs.

Francisco J.Pellegrino disse...

Para ajudar fizemos um post sobre este carro em 20/11/2011 e está neste link

http://blogdocamaro.blogspot.com.br/2011/11/pegaso-z-102.html

Rui Amaral Jr disse...

Lembro Chico,veja o que escrevi sobre Ricart; "No começo da década de 1940 Enzo se desliga da Alfa Romeo, existia entre ele e o engenheiro chefe Wifredo Ricart um antagonismo latente, dois temperamentos difíceis, dois gênios do automobilismo. Tendo Ricart anos depois ao fim da segunda guerra, feito na Espanha um dos mais espetaculares carros esportes da época o Pegaso , dá para ver que a richa continuou. Quando saiu da Alfa, por força de contrato Enzo não podia usar o nome Ferrari, então sua equipe chamava-se Auto Avia Construzione e apesar de competir com o antigo patrão..."